Ter um blog está definitivamente na moda, nem que seja para escrevermos daquelas coisas que ninguém quer ouvir...bem!!... como eu não ligo muito a essas coisices de moda, devo estar mesmo com necessidade de dizer coisas parvas e que não interessam nem ao menino Jesus :D Vamos lá ver o que sai daqui.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Envelhecimento Activo

Envelhecer faz parte da vida de todos nós  e embora ainda tenha tenra idade, a velhice é um assunto com o qual inevitavelmente convivo todos os dias, quer no trabalho, uma vez que trabalho na área da psicogeriatria, quer em casa pois alguns membros da minha família já apresentam idades consideráveis. Confesso que a gerontologia é uma área pela qual tenho bastante apreço e embora compreenda que as limitações físicas e mentais do idoso são algo certo e inevitável, também sei que um envelhecimento activo pode ser a chave para que a dita "3ª idade" não se transforma num enorme dilema.

Cada vez mais tento incentivar os meus avós a terem pelo menos uma ocupação que lhes confira algumas responsabilidades, que os obrigue a cumprir horários e que de certa forma os mantenha "jovens" e activos. Posso-vos dizer que por vezes não é fácil "tirá-los do buraco" mas é certo que os benefícios são enormes. 

Consegui inscrever a minha avó na ginástica, ela é uma senhora que a nível físico não tem grandes queixas, mas que do foro mental tem alguns lapsos de memória e cálculo e estava cada dia a isolar-se mais em casa. Esta simples actividade que permite que conviva com outras pessoas, que ria e que brinque, fê-la sem duvida rejuvenescer.

Ontem tive oportunidade de estar presente num "Simpósio do Envelhecimento" com um enforque especial para a área da gerontopsiquiatria, e fiquei a saber que em 2012 vamos celebrar o "Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações". 

Parece-me uma óptima iniciativa da OMS numa época em que a esperança média de vida é cada vez maior, e onde os mais jovens  têm muitas das vezes dificuldade em conviver com os idosos.

Pandora 2011

Sem comentários: